quarta-feira, 8 de novembro de 2017


Inovação para produção de Hortaliças

 A utilização de LED para o cultivo de hortaliças, frutas entre outros, segundo matéria publicada pela revista Época, em agosto de 2014, já contribuía no abastecimento do Japão e EUA. A tecnologia, desde então, vem tendo resultados extraordinários na produção de alface, couve e temperos como manjericão, orégano e cebolinha. Em Nova York e Chicago já são consumidas plantas cultivadas por hidroponia e iluminadas por LED.
A principal inovação, segundo João Weber, sócio-proprietário da empresa Doled – empresa que desenvolve esse tipo de tecnologia para Ijuí e região-, “é o controle das fases de desenvolvimento das plantas: germinativo, vegetativo e floração, além da produção constante e eficiente das hortaliças, independentemente do clima, inclusive em épocas chuvosas”.



As lâmpadas de LED têm um valor elevado comparando às tradicionais, mas o retorno está na durabilidade. Enquanto as lâmpadas incandescentes duram em média 1.200 horas, um LED pode chegar a 50 mil horas de vida útil. Na agricultura, seu uso pode ser programado e otimizado, podendo resultar em economia de energia e em alimentos mais nutritivos, frescos e saborosos.
Por ser uma luz fria, o LED aumenta a intensidade da fotossíntese e diminui os custos com os aquecedores de ar. Pode ficar perto das plantas sem queimá-las, por isso o espaço para produzi-las será menor, facilitando ainda mais a produção em casa.

Artigo baseado em dados da Época e Hometeka.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Calendário de Atividades do GT