terça-feira, 25 de abril de 2017

Aprenda a fazer uma horta em casa


Cultivar uma horta, independente do tamanho e da variedade de alimentos plantados, é bom para a saúde e o bem-estar da família, pois garante a ingestão de alimentos mais saudáveis, sem agrotóxicos e ainda gera economia nas compras do supermercado.
Ter uma horta em casa não é difícil, no entanto é preciso ficar atento e tomar alguns cuidados na hora de montar a sua. Elas podem ser feitas em todos os tipos de casas e apartamentos, só precisa ser adaptadas ao espaço e aos recursos disponíveis.
           
            Preparativos:

Clima é um dos fatores determinantes e precisa ser levado em consideração na hora de selecionar as variedades que serão plantadas. As diferentes estações, temperatura e volume de chuva precisam ser verificados para sua horta ter sucesso.
Solo O solo deve ser analisado em seus aspectos físicos (textura e estrutura), químicos (nutrientes) e biológicos (organismos vivos e existentes no solo).
Espécies Cada espécie precisa de um tipo de tratamento e possui um ciclo de crescimento próprio, por isso é preciso de muito cuidado na hora da seleção.

            Dentro de casa
Passo a passo:
- Escolha um vaso com furos;
- Encha um terço do vaso com brita ou pó de brita, para a drenagem;
- Coloque uma mistura de duas partes de terra, uma parte de composto orgânico e uma parte de húmus até a borda do vaso;
- Espalhe um pouco de areia;
- Plante as mudas.



            Em espaços médios
Passo a passo:
- Revolver o solo com enxada ou pá, deixando a terra bem solta e fofa;
- Misturar o composto orgânico;
- Deixar o canteiro 20 centímetros acima do nível do terreno;
- A largura do canteiro deve ser de no máximo 1,20m;
- Marcar os espaçamentos (exemplo: os pés de alface devem ficar a dois palmos um do outros);
- Posicionar as mudas de maneira intercalada, em forma de triângulo, para evitar a erosão;
- Misturar as sementes com areia e espalhe com a mão sobre o canteiro de maneira mais uniforme possível;
- Regar pelo menos uma vez ao dia.



            Em espaços grandes
Passo a passo:
- Monte a sua horta em uma área sem muito movimento. Se você tiver animais, coloque uma cerca de bambu, madeira ou outro material para que eles não entrem. Escolha um lugar que receba sol.
- Limpe a área que será plantada. Você precisa tirar as ervas, o capim, as plantas velhas e as pedras. Aproveite esses resíduos naturais para produzir seu próprio adubo natural.
- Are a terra quando tiver limpo o terreno. A terra deve estar úmida para ser arada.
- Coloque o comporto orgânico na terra para que ela seja mais fértil e as frutas, verduras e legumes cresçam facilmente. Espalhe uma camada de 4 cm de adubo e misture bem como a terra da superfície.
- Informe-se sobre como cresce cada fruta, verdura e legume que você pretende plantar, como eles dever ser agrupados e qual é a distância necessária entre eles para um bom crescimento.
- Faça sulcos a cada 30 cm, que atravessem a horta inteira. Isso organizará suas frutas e verduras e permitirá que você se desloque sem problemas pela plantação. Coloque tijolos, pedras ou madeiras dentro desses sulcos para poder andar sem pisar nas plantas.
- Siga as instruções das embalagens das sementes. Informe-se sobre o crescimento e agrupe-as de acordo com as informações que você obteve ou as indicações de um especialista.
- Proteja a sua horta contra pragas e insetos. Remova as ervas daninha que crescerem entre as plantas, já que elas absorvem a água que a sua horta precisa para crescer.



Dicas:

  • Se o terreno é muito argiloso, acrescente areia junto com o adubo, para ele ficar mais permeável à água.
  • A irrigação é fundamental para um bom crescimento. O sistema por gotejamento é o ideal.
  • Você pode colocar pala nos sulcos para evitar o crescimento de ervas daninhas.
  •  Os tempos de crescimento de cada verdura, cada gruta e cada legume são diferentes, assim como as estações do ano em que cada um deve ser plantado. Informe-se bem a respeito e confira a tabela abaixo para saber quando plantar cada muda. 





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Calendário de Atividades do GT